Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • Onde disponível, os URLs para as referências foram fornecidos.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

Diretrizes para Autores

Normas para publicação (a partir do Vol. 4, No. 6)

  1. Os trabalhos são submetidos ao checklist das normas da revista, à pré-avaliação da Equipe Editorial e, se aprovados, são enviados à avaliação externa de dois (02) avaliadores ad hoc(peer reviewdouble-blind review- avaliação dupla cega).
  2. Os autores devem ter o título de Mestre. Pessoas sem titulação de mestrado podem publicar, desde que tenha um Doutor como coautor.
  3. Os artigos serão avaliados pelo Conselho Editorial da Teologia em Revista, sendo publicados os selecionados pelos critérios de relevância
    acadêmica.
  4. O texto deve ser digitado com espaçamento 1,5, fonte Times New Roman 12,
    justificado e com todas as margens 2,5. O artigo deve ter no mínimo 12 páginas e no máximo 25, incluindo notas e bibliografia.
  5. O artigo deve ter um título centralizado, em negrito, tamanho 14, seguido de um resumo com 100 a 200 palavras, apresentando com clareza e concisão o tema do trabalho, os objetivos, a metodologia utilizada e as conclusões, e entre 3 a 5 palavras-chave separadas por ponto e vírgula. Após a versão em português, deve haver o abstractem inglês, seguido das keywords.
  6. O conteúdo do texto deve ser dividido em tópicos e, eventualmente, subtópicos não numerados, em negrito, sem recuo de primeira linha. Os tópicos do desenvolvimento são de livre atribuição nominal do autor e devem ser obrigatoriamente antecedidos pela “introdução” e seguido pelas “considerações finais” e a lista de “referências”.
  7. Todas as indicações de citações utilizadas no corpo do texto deverão ser feitas no próprio corpo, com o formato (Sobrenome do autor, Ano, página), de acordo com a norma ABNT 10520, de 2023, como no exemplo: (Menzies, 2021, p. 10).
  8. As citações diretas com mais de três linhas situam-se a 4 cm da margem da esquerda, em letra fonte 11, sem aspas, em espaços simples. As citações de até três linhas são inseridas no texto e exigem o uso de aspas duplas.
  9. Toda e qualquer citação deve corresponder a um item na lista de Referências. A
    citação deve reproduzir fielmente o original.
  10. O envio de artigo implica imediatamente na cessão dos direitos autorais à Teologia em Revista. 
  11. Artigos que não estejam em conformidade com as normas de apresentação especificadas serão devolvidos para a devida adequação pelos seus autores.
  12. A submissão de resenhas deve observar as mesmas normas de formatação do artigo e deve conter no máximo 5 páginas e no mínimo 3.
  13. Também ressalta-se que, os artigos publicados no periódico Teologia em Revista, no que se refere ao conteúdo, informações e opiniões, são de total responsabilidade dos respectivos autores.

 

Ética na Publicação das Pesquisas

Teologia em Revista reconhece a importância fundamental do compromisso ético em todas as etapas do processo editorial. A verificação de originalidade e ineditismo dos textos submetidos é realizada por meio de ferramentas especializadas, que identificam possíveis ocorrências de plágio e autoplágio, além de averiguar a autenticidade das informações fornecidas no momento da submissão.

Entre os princípios éticos que norteiam a revista, destacam-se a integridade, a coerência e a honestidade intelectual, bem como a valorização da liberdade acadêmica e da autonomia de autores e pareceristas. Reafirma-se o direito ao debate acadêmico, incentivando a reflexão crítica, o diálogo e a possibilidade de contestação fundamentada de avaliações e pareceres.

Espera-se que todos os participantes do processo editorial – autores, editores e avaliadores – pautem suas ações pelos critérios científicos de objetividade, criticidade, razoabilidade e esforço de imparcialidade, mantendo, ao mesmo tempo, uma postura ética marcada pela cortesia, respeito mútuo e responsabilidade acadêmica.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.