Elementos para uma reflexão teológica responsável no âmbito pentecostal

o conflito Israel - Palestina e a teologia cristã

Autores

  • Dr. Magno Paganelli

Palavras-chave:

Teologia, Escatologia, pentecostais, Israel, Palestina, Igrejas

Resumo

Considerando que 1. A Teologia e a Escatologia pentecostais contemplam o plano de Deus para Israel; 2. Que as Igrejas Pentecostais, ainda que não exclusivamente, mas em grande parte, são influenciadas pela “abordagem Dispensacionalista” na Escatologia; 3. Que em anos recentes alguns setores do pentecostalismo têm enfatizado o simbolismo judaico com algum excesso e 4. Que o conflito Israel-Palestina, que já dura cerca de cem anos, não pode ser ignorado em suas vertentes política, econômica, social e religiosa, proponho elementos, frutos das minhas pesquisas em pós-graduação strictu senso, que lançam luz e dão nova perspectiva para a formação de um conceito teológico mais amplo e um posicionamento cidadão mais responsável e, notadamente, orientando a vida e a escatologia cristãs, para um campo ainda pouco explorado na literatura teológica brasileira.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dr. Magno Paganelli

Doutor em História Social pela Universidade de São Paulo (USP), Mestre em Ciências da Religião pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, Bacharel em Teologia com especialização em Novo Testamento. Leciona na FAESP, no Betel Brasileiro e no Seminário Teológico Batista Independente. Trabalha no segmento editorial há 25 anos e pesquisa o conflito Israel-Palestina e o Oriente Médio e Mundo Muçulmano.

Capa do Artigo do Dr. Magno Paganelli

Downloads

Publicado

2021-03-26

Como Citar

Paganelli , M. . (2021). Elementos para uma reflexão teológica responsável no âmbito pentecostal: o conflito Israel - Palestina e a teologia cristã. Teologia Em Revista - Revista Acadêmica Da FAESP, 1(01), 83 - 108. Recuperado de https://teologiaemrevista.emnuvens.com.br/teologia/article/view/10