Tecnologias digitais e educação cristã

a sala de aula invertida como proposta de metodologia ativa

Autores

  • Emílio Leocárdio

Palavras-chave:

Ensino Religioso, Escola, Bíblica, Híbrido, Tecnologias Educacionais

Resumo

O presente artigo tem o objetivo de investigar como as tecnologias digitais podem subsidiar o processo de ensino e aprendizagem nos cursos teológicos de nível superior. Para atender esta proposta, foi realizada uma revisão bibliográfica abordando os principais autores que tratam o tema na atualidade. Após esta etapa, foi desenvolvida uma pesquisa exploratória que, por meio de um questionário, coletou informações discentes de três diferentes Instituições de Ensino que empregam tecnologias digitais na modalidade remota em cursos de teologia. Partindo da premissa de que esse recurso didático está amplamente difundido nas instituições de ensino secular, tornou-se relevante refletir sobre o método, e avaliar a possibilidade de sua implementação na esfera instrucional cristã de vertente protestante. Em análise preliminar, verificou-se que as metodologias ativas de aprendizagem são abordagens pedagógicas que melhor atendem a proposta de integrar as tecnologias digitais ao contexto educacional cristão. Porquanto, estas metodologias possuem compatibilidade com os recursos já existentes no ambiente escolar, e podem ser combinadas com outras tecnologias, e assim oferecer aplicações diversificadas. Dentre essas aplicações, por ser multiforme e dinâmico, o conceito de sala de aula invertida se apresentou como o método mais indicado para cumprir esse propósito e, portanto, proposto como uma metodologia ativa passível de ser aplicada na formação de cidadãos e vocacionados a serviço do Reino de Deus. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Emílio Leocárdio

Emílio Leocárdio Júnior é Graduando em Teologia; Licenciado em Pedagogia e Pós-graduado em Docência no Ensino Técnico(Lato Sensu). 

CAPA ARTIGO EMÍLIO

Downloads

Publicado

2021-03-26

Como Citar

Leocádio Júnior , E. . (2021). Tecnologias digitais e educação cristã: a sala de aula invertida como proposta de metodologia ativa. Teologia Em Revista - Revista Acadêmica Da FAESP, 1(01), 58 - 82. Recuperado de https://teologiaemrevista.emnuvens.com.br/teologia/article/view/18