As pedras falantes

Arqueologia Bíblica

Autores

  • Ademir Benedito dos Santos Jr.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo compreender o conceito de “pedras falantes” introduzido por Randall Price (2006; 2020) na sua obra intitulada Arqueologia bíblica e Manual de arqueologia bíblica, ilustra a capacidade da arqueologia de revelar aspectos históricos, culturais e espirituais do mundo bíblico por meio de vestígios materiais. Este estudo examina como descobertas arqueológicas, como tabletes, cerâmicas e inscrições, corroboram e contextualizam narrativas bíblicas, promovendo uma interação entre a grande área das Ciências Humanas e Sociais Aplicadas como a Arqueologia, História, Geografia e Teologia utilizando a revisão de literatura como método. Conclui-se que a arqueologia bíblica, enquanto ferramenta científica, contribui significativamente para a formação teológica ao corroborar e enriquecer as narrativas bíblicas, fortalecendo a fé e a prática cristã com base em evidências materiais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ademir Benedito dos Santos Jr.

Atua como Professor nos Cursos de Graduação e Pós-Graduação em Teologia e no Curso de Licenciatura em Pedagogia na Faculdade Evangélica de São Paulo (FAESP). Mestre em Psicologia Educacional, Pós-Graduado em Formação de Professores Para o Ensino Superior, Pós-Graduado em Formação em Educação a Distância, Pós-Graduado em História, Sociedade e Cultura, Licenciado em Pedagogia, Licenciado em Geografia, Licenciado e Bacharel em História, Bacharel em Teologia, Licenciado em Filosofia e Empreendedorismo.

Downloads

Publicado

2025-08-08

Como Citar

Benedito dos Santos Jr., A. . (2025). As pedras falantes: Arqueologia Bíblica. Teologia Em Revista - Revista Acadêmica Da FAESP, 4(5), 71-87. Recuperado de https://teologiaemrevista.emnuvens.com.br/teologia/article/view/79